Sobre ser chata com livros...


Saudações literárias, meu povo!! Resolvi que nessa postagem vou contar um pouquinho do meu amor (e da minha loucura) para com os livros pr’ocês. É fato que todo leitor – repito: todo leitor – tem algumas maniazinhas com seus livros e é claro que isso é muito importante porque, na maioria das vezes, são essas manias que deixam o livro mais conservado. Vou falar sobre conservação de um livro em um outro post, não muito distante! Então, sem delongas, vou confessar 5 manias que eu tenho, e em troca, quero que me conte pelo menos 3 manias literárias que você tem. Vem comigo!

📖 📖 📖 📖 📖 📖 📖

1. Cheirar livros. Acho que esse é o clichê dos clichês no mundo dos livros... Não importa se o livro é novo ou velho: cheirar livros faz parte de um ritual lendário que eu não pretendo desfazer!

2. Não dobrar a capa! Não tem nada que eu odeie mais que usar a orelhinha para marcar uma página, principalmente se for lá pra metade do livro. Tudo bem, nem sempre temos um marcador disponível (vide próxima mania) e usar a orelha do livro para as primeiras páginas não causa dano, mas poxa... quem é que gosta daquela dobra já gasta, toda descascada, com aspecto de suja e malcuidada? Eu não! Ufa...Desabafei! HAHAH

3. Qualquer objeto fino é um marcador em potencial... FATO! Aquele momento em que tu pega um livro divino e alguém te interrompe... eu pulo no pescoço desse desalmado... e então, educadamente, tu fechas o livro e dá a mais completa atenção ao que o sem noção quer. Sqn! Mas aí tu percebes que está sem um marcador à vista; e agora?

Dica da Beca (sou dessas): sabe aquela folhinha caída? Ou a embalagem de uma bala que você esqueceu dentro da mochila tem décadas? Ou ainda um panfleto que te deram não faz 5 minutos? Pronto: contemple seu novo marcador, feito por você e que ninguém tem igual!

4. Sou uma leitora extremamente consumista e possessiva, o que significa que eu tenho uma quantidade considerável de livros e que eu odeio empresta-los. Não me julguem mal... eles são meus filhos! HAHAH O negócio é que quando eu gosto de uma coisa eu gosto de verdade e quero cuidar dessa coisa a qualquer custo; então, como posso emprestar um objeto de valor sentimental tão grande para qualquer pessoa? Pois não empresto! E até aceito ser chamada de egoísta... O que não aceito é receber meu livro com capa amassada, manchas de café, resto de comida, etc.

5. Por último, mas não menos importante... Já disse a vocês que eu sou consumista? Aposto que sim! É que eu sou mesmo... não aguento ter $10 no bolso que já procuro um sebo para gastar. SCRR!! Pois é gente, mais uma mania: comprar e comprar e comprar... O negócio é que dentro dessa mania eu tenho outras manias. A coisa aqui é meio louca. Procuro saber a classificação do livro no Skoob, vejo logo se a capa é dura, se é nacional ou não, etc.

== Mania Bônus ==

6. Quando estou lendo, em qualquer lugar, e o livro está bom, tem uma força oculta que me obriga a comer. Preciso mexer minha boca, gente, aplacar um pouquinho a ansiedade!! Tenho preferência por doces (M&M’s, bala de maça, cappuccino) mas não me acanho como salgados também (amendoim coberto, rufles). O interessante aqui é: não sujar o livro! Mesmo no calor da emoção é muito importante ser cuidadoso com essa fonte inesgotável de amor!


Abri o meu coração pr’ocês... Conta para mim umas manias suas pra eu me sentir menos louca? 

Comentários

Mais Visitadas do mês

Desafios | Jalysson Waldorf - Parte 1

Balançando a Raba 4.0

It - A Coisa | Crítica

IMPORTANTE. LEIA!

Missão Fênix - A Outra Guerra | Resenha #93