Edgar Allan Poe | Resenha #89


Para você que não resiste ao Medo Clássico




Edgar Allan Poe
Autor: Edgar Allan Poe
ISBN-10: 8594540248
Ano: 2017
Páginas: 384
Editora: DarkSide Books


Sinopse disponível no Skoob


Seguindo o padrão quase psicopata de qualidade que os leitores já esperam da DarkSide® Books, o livro é uma homenagem a Poe em todos os detalhes: da capa dura à nova tradução feita por Marcia Heloisa, pesquisadora e tradutora do gênero, além das belíssimas ilustrações em xilogravura feitas pelo artista gráfico Ramon Rodrigues. E o mais importante: o conteúdo selecionado que recheia as 384 páginas deste primeiro volume de Edgar Allan Poe: Medo Clássico. E que conteúdo! [...] Nunca mais houve um autor como Poe. Nunca mais haverá uma edição como esta.

Resenha

Mais uma edição Darkside para uma compilação de contos, agora do célebre Edgar Allan Poe. Nesse livro é reunido 15 pontos divididos em cinco blocos, cada bloco se refere a um tema que esses contos têm em comum. 


É claro que temos uma introdução bombástica, escrita por Márcia Helena - carioca! - onde ela conta, como se fosse sua amiga, a breve vida de Allan Poe. É coisa rápida mesmo, mas me arrepiei de emoção! Ela explica a organização do livro e cita outras biografias de Poe para os mais interessados. E ela fala uma coisa que eu adorei:  O Turista registra sem absorver, o viajante vivencia para aprender. Um apenas sonha, o outro desperta de um sono profundo.  Não seja um leitor turista!


Há um segundo olhar das obras de Edgar (já peguei intimidade) por parte de Charles Baudelaire, um poeta francês que muito divulgou a obra do biografado. Aqui, ele não só fala dos aspectos físicos de Poe como também discorre sobre a personalidade literária dele. Por isso,dá para ter um olhar mais atento em seus contos.

*** Cada conto tem de 5 à 72 páginas ***

Voltando aos blocos temos: (1) Espectro da Morte, que deixa evidente o quanto a morte está tão próximo da gente, a cada respiração (ou falta dela). (2) Narradores Homicidas, com o título deixando bem óbvio qual é a singularidade desses contos. (3) Detetive Dupin, para quem gosta de um bom suspense... Inclusive, considera-se Poe como precursor do gênero policial. (4) Mulheres Etéreas, e agora me sinto na obrigação de deixar uma fala dele que super abraça esse bloco: não existe nada mais poético do que a morte de uma bela mulher. (5) Ímpeto Aventureiro, onde descobrimos que fazer uma aposta é arriscada, mas fazer aposta com o Diabo é loucura!!


Por fim, somos presenteados com um bloco inteirinho falando apenas sobre o conto mais famoso dele: O Corvo. E como se não bastasse, é o próprio Allan Poe que introduziu a obra (A Filosofia da Composição, de 1846)! Devo dizer que fiquei louca e li duas vezes, como se para aprisionar as palavras dele em mim. Dezoito estrofes da escrita original de Edgar: nada traduzido, tudo em inglês! Aos leitores que não conseguirem ler em língua estrangeira, tudo bem, temos duas traduções de dois ilustríssimos autores brasileiros: Machado de Assis, 1883 e Fernando Pessoa, 1924.


Ah! E como a Darkside não se contenta com meu amor, precisando de minha completa adoração, apresento-lhes A Casa do Mestre: 5 imagens da casa de Poe (dentro e fora) e sua casa de campo juntamente com legendas e descrições. Se segura, que a viagem com Edgar e a Darkside é pesadíssima, vale super a pena!


💀💀💀 DICAS DA BECA 💀💀💀

1° Leia cada conto sem interrupção. Procure não se desviar deles, por nada nesse mundo... Nem pra pegar um ônibus! (entendedores entenderão)

2° Há uma série brasileira chamada "Contos de Edgar", produzida pela FOX, que recria os referidos contos no contexto atual de SP. Isso responde muito bem a pergunta "Edgar Allan Poe, do século XIX, sobreviveu à modernidade?". Sim, sim e sim!

3° Pra você que gosta de ler ouvindo música, sugiro fazer uma playlist bem mórbida pra criar um clima entre você e essa belezinha! Hahahaha


4° Fiquei sabendo, por fontes confiáveis, que haverá um segundo volume dessa obra... Quem aguenta tanta felicidade?! Fica de olho no blog pra saber de tudo sobre isso!

💀💀💀 DICAS DA BECA 💀💀💀

Comentários

  1. Só posso dizer uma coisa sobre essa resenha: adorei!

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive vontade de ler esse livro desde quando foi lançado. Confesso que ainda não o fiz por falta de oportunidade.

    Mas, Beca, saiba que sua resenha me deixou ainda mais intimidado para ler essa obra.
    parabéns!!!
    Arrasa demais. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, que ótimo!! Quando terminar a leitura conta pra mim o que achou! <3

      Excluir
  3. Essas edições da DarkSide, são demais. Dá muita vontade de ler.
    Nunca li nada do Poe, tenho muita curiosidade.
    Parabéns pela resenha! ;)

    Beijos.

    www.adoroumlivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesmo! Inclusive minha meta é ter uma estante todinha de livros DarkSide 😍 Obrigada!

      Excluir
  4. Adorei a resenha,porém não me chamou atenção a leitura. Acho que não é o tipo de coisa que eu gostaria de ler. Mas em contra partida a resenha foi muito boa.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena... É um livro distinto! De qualquer forma, obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Gostei bastante da resenha e das fotografias. Com certeza vou dar uma bisbilhotada no skoob :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa bisbilhotada no Skoob é LEI! KKKKKKKK Obrigada, Thayama!

      Excluir
  6. Olá! Tudo bom contigo?
    Nossa que bacana, eu adoro esse autor, li apenas um conto , mas me apaixonei, foi o do Pendulo, incrível, daquele tipo que arrepia até a alma.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num é?! Os outros contos são igualmente cativantes... Se jogue de cabeça que a coisa é boa! Hahaha

      Excluir
  7. Acho os livros da Darkside muito lindos. Gosto dos de capas duras e quanto ao livro, não faz o meu genero, mas amei a sua formatação de resenha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gênero não agrada a todos mas tenho certeza que se tu ler, não vai esquecer! É o tipo de leitura que fica impregnada em você! Hahhaa

      Excluir
  8. Adoro Edgar. Já li todas as obras dele e amei essa, inclusive as ilustrações. Ele e Stephen King conseguem narrar terror e suspense como ninguém, um dos meus escritores preferidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim! Os dois são DEUSES! Adoro as escritas de ambos... Os detalhes materiais, a descrição dos sentimentos e emoções. Tudo muito arrebatador.

      Excluir
  9. sinceramente o livro não me chamou a atenção fiquei com medo dele kkkkk mas eu gostei muito dos pontos na qual ele trata como por exemplo da morte que está perto de nós sobre as mulheres estéreas mas eu acho que não é um tipo de livro que me agrada, mas a sua resenha está ótima está muito bem explicado.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O medo é um tipo de atenção Hahahah De fato, o gênero não agrada a todos, mas se um dia tu quiseres se aprofundar nele, tá aí um livro bom e fácil. Como é uma compilação de contos, você pode dar uma pausa entre eles se precisar de um minuto pra acalmar o coração! ^^

      Excluir
  10. Olá, Adoro as edições da Darkside, mas infelizmente terror não é a minha praia, por isso hoje eu passo a dica. Mas gostei muito do post, acho legal me manter informada sobre livros em geral, mesmo que eu não vá lê-los. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏👏👏 Prometo que na próxima resenha trarei um livro sem ser de terror! (ainda que eu os adore) Hahahah

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Só ao ler sua resenha já me arrepiei por completo, imagina lendo esse livro. Sou uma pessoa bem medrosa e comecei a ler livros com esta temática a pouco tempo, então acho que esse em específico iria me trazer alguns problemas para dormir no momento. Adorei a edição da Darkside, que sempre arrasa. E gostei muito da sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😂😂😂😂😂😂 Oi Alice, tudo ótimo! Eu ri muito com você agora... Medrosa hein?! Poxa, eu AMO esse gênero! Hahahah Siga as dicas da Beca... Termine o conto e dê uma pausa pra acalmar o coração!

      Excluir
  12. Olá! Eu acabei de comprar esse livro numa promoção *a louca das promoções* da Amazon, mas já estava de olho nele há um tempão (mas o bichinho é caaaaaro). Já conheço alguns contos do Poe (também sou íntima já KKKKK), mas quero muito reler os que já conheço e me aprofundar nesse universo caótico e sombrio dele. Ótima indicação!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhhhhh!! Achei minha leitora gêmea! 😍😍😍😍😍😍 Sou beeem louca das promoções, só compro livro em sebo ou se estiver na promoção Hahah E sim, os livros DarkSide são um pouco caros mas condizem com a qualidade deles... Então pagar um pouco mais caro por eles VALE A PENA! 💀

      Excluir
  13. Olá tudo bem?
    Espero que sim
    Não conhecia esse livro ainda, parabéns pela resenha, está muito bem escita :)
    beijos, blog encrespa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, tudo mara! Obrigada, meu bem! Gosto de trazer livro desse tipo! AH! Dei uma passada no seu blog e já o coloquei na barra de favoritos! 💙

      Excluir
  14. Que curiosidade me deu para ler, eu não conhecia mas pelo seu post eu ja gostei e vou procurar para ver se encontro . Obrigado pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha! rs
      Volte sempre para mais dicas 💙

      Excluir
  15. Ah adorei o post, e sou doida para ler mais coisas do Poe, a DarkSide realmente é maravilhosa quando se trata em fazer bons livros. Já anotei a dica e só vou esperar uma boa promoção (por que afinal eu não sou rica).

    Beijos,
    http://alertadespoil-er.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Já tentei ler mas sinceramente não funciona pra mim. Sei que Poe tem muitos fãs, mas não sou um deles...
    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Visitadas do mês

Desafios | Jalysson Waldorf - Parte 1

It - A Coisa | Crítica

Balançando a Raba 4.0

IMPORTANTE. LEIA!

Missão Fênix - A Outra Guerra | Resenha #93