Romeu e Julieta | Resenha #85


Todos já ouviram falar da história das famílias rivais de Romeu e Julieta que se apaixonam perdidamente? Então, posso dizer que o que eu sabia era somente o superficial da história e ao ler o livro fui apresentada a detalhes que eu desconhecia. Por isso resolvi escrever nessa resenha, detalhes que talvez você também não saiba. Então vamos lá?




Título Original: Romeo and Juliet
Título Nacional: Romeu e Julieta
Autor: William Shakespeare
Tradução: Beatriz Viégas-Faria
Lançamento: 2011 (versão)
Páginas: 160
Categoria: Romance
Editora: L&PM POCKET





Sinopse

Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz. Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto. A paixão é mútua e instantânea. Ao descobrir que pertencem a famílias inimigas, os dois se desesperam. Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço. No entanto, o destino desse amor seria trágico.


Resenha

A primeira coisa que quero dizer é que eu sempre soube que o Romeu e Julieta tinha uma peça teatral, da mesma forma que tem várias adaptações para o cinema, mas o que eu não sabia era que o livro era o roteiro da peça teatral. Dessa forma, o livro apresenta o nome do personagem e sua fala. A foto abaixo ilustra o que estou dizendo:




Iniciando o livro, pelo menos na versão que eu li, temos uma lista dos personagens e uma breve descrição sobre quem eles são: 


Sabia eu que Romeu e Julieta são filhos de famílias rivais: os Montecchio e os Capuleto. Mas não sei de onde eu tirei que eles eram príncipe e princesa, ou que um deles era da realeza. Sinceramente não sei o porque pensei isso. Acredito que por ter assistido a adaptação cinematográfica quando era criança e na idade em que os filmes de época que eu assistia eram praticamente todos sobre princesas e príncipes eu criei isso na minha mente. 

Mas enfim, a história começa com Romeu nos dizendo que está apaixonado por uma dama (Rosalina) e que esse amor não é correspondido já que a mesma deseja entrar para um convento. Romeu está falando desse amor para seu amigo Benvólio que diz que a dama irá comparecer em uma festa na casa da família Capuleto, Romeu logo diz que sendo famílias rivais será muito difícil entrar na festa para ver o seu amor, mas então uma nova informação é acrescentada: a festa é um baile de máscaras! Nesse baile de máscaras é quando Romeu conhece Julieta, mais uma informação que eu não sabia sobre essa história. E é aí que Romeu ao ver Julieta nesse baile de máscaras, desiste totalmente da sua amada anterior, (que inclusive é prima de Julieta, sim isso mesmo, a antiga amada de Romeu é prima de Julieta), e passa a amar loucamente Julieta. Romeu é uma pessoa de extremos, e essa personalidade forte é sempre muito evidente.

Romeu – Ora, mas é justamente essa a transgressão do amor. – As dores que são minhas e de mais ninguém jazem pesadas dentro do meu peito; e tu as fazes propagarem-se, por teres pressionado meu peito com mais dores, as tuas. Esse amor que acabas de me revelar acrescenta ainda mais tristeza à minha própria tristeza. Amor é uma fumaça que se eleva com vapor dos suspiros; purgado, é o fogo que cintila nos olhos dos amantes; frustrado, é o oceano nutrido das lágrimas desses amantes. O que mais é o amor? A mais discreta das loucuras, fel que sufoca, doçura que preserva.


Quantos anos vocês que já ouviram falar de Romeu e Julieta acreditam que o casal tem quando se apaixonam? No livro não temos ao certo a idade de Romeu (em uma pesquisa na internet diz que ele tinha 16 anos), mas a Julieta tem apenas 13 anos! Sim, só isso!!! Com apenas essa idade, os pais de Julieta já queriam casar a filha com um pessoa da nobreza (Páris é o pretendente de Julieta, em um dos diálogos entre a mãe e filha, a mãe pergunta se Julieta tem sentimentos por Páris). Ler o livro sabendo que a Julieta só tem 13 anos é uma visão em alguns momentos até meio pedófila. Enfim.... que garota de 13 anos diria tais palavras:


Julieta – Só para ser sincera, e para prometer-te meu amor uma vez mais. E, no entanto, desejo apenas o que já tenho. Como o mar, meu amor é profundo e minha entrega desconhece fronteiras. Quanto mais me doo a ti, mais eu tenho, pois tanto meu amor quanto minha entrega são infinitos.


Do momento em que Romeu vê Julieta e se apaixona perdidamente, tudo acontece bem rápido, principalmente porque ambos sabem que os pais não vão aprovar o namoro, e para isso eles contam com a ajuda de Frei Lourenço, que é do meu ponto de vista um dos melhores personagens, pois ele me surpreendeu fazendo coisas que pra um Frei eu sinceramente não esperava. ele ajuda o casal a se casar em segredo e ainda com o plano que acaba dando errado e finda com a vida de ambos. Frei Lourenço se revelou um estrategista, um articulador e um romântico ao ajudar esse casal. 

O que eu achei:

Depois de descobrir tantas coisas que eu desconhecia sobre Romeu e Julieta eu fiquei bem surpresa em como a história fluiu. A narrativa é bem rebuscada mas também é bem objetiva, e se pensar bem, deveria ser mesmo, pois quem aguentaria uma peça teatral longa demais?
Eu achei a linguagem bem fácil e fiquei com vontade de ler outros livros de Shakespeare, pois já me disseram que Romeu e Julieta não é a sua melhor obra.


Quem já leu outras obras, pode me indicar, estou aberta a sugestões!

Comentários

  1. Sempre quis ler exatamente essa versão do teatro. Tive a experiência de ler no ensino fundamental pela escola e não senti tanta vontade como hoje.
    Seus pontos estão bons e eu gostei bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, é uma leitura simples e rápida, vale com certeza!

      Excluir
  2. Melhor resenha que já li sobre esse livro!! Romeu e Julieta é um clássico mas nunca o li. Tenho dificuldades com essa versão de escrita (roteiro) mas acredito que devemos ultrapassar os obstáculos. Vou colocar na minha meta de leitura, com certeza! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Rebeca! Eu também achei que teria dificuldades, mas foi super tranquilo. E a história fui que é uma beleza, e o livro é super curtinho. Certeza que você vai amar!

      Excluir
  3. A última versão que li dessa história foi uma ilustrada e em inglês, e engraçado como tinha muito dos pontos que você citou, mas que eu havia esquecido. Com relação a Shakespeare, concordo com a maioria, essa não é sua melhor obra, mas seu apelo dramático a transformou em sua maior referência. Blog lindo, parabéns!
    Bjoooo
    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me indicar outras obras quando quiser! Estou super aberta a sugestões!

      Excluir
  4. Sua resenha está maravilhosa, super completa simplesmente amei. Li uma versão de Romeu e Julieta de um livro da escola, e creio que editado então a história nn estava na integra. Gostei bastante desse vou procurar. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nossa, parabéns pela resenha! Você falando que a linguagem é fácil me deu vontade de começar a leitura haha tenho ele aqui nessa mesma edição, mas sempre dá aquela preguiça nas primeiras páginas. Vamos ser se esse ano consigo ler rs

    Abraço!
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta encaixar ele entre suas leituras, pois é bem rapidinho!

      Excluir
  6. Olá!
    Adorei os pontos que você levantou sobre a história, adoro Romeu e Julieta, a versão que eu li não tinha essa lista de personagens e achei muito relevante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estaria perdida sem essa listinha pois em alguns momentos precisei recorrer a ela. Fica a dica dessa edição para releitura!

      Excluir
  7. OI! Eu já li esse livro e gostei bastante, também li um livro baseado nele que se chama Capulleto, é muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro s bastante tempo e gosto muito da escrita de Shakespeare e dos personagens criados por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ainda não leu, leia Otelo, gosto muito desse livro.

      Excluir
    2. Vou incluir aqui na minha lista de livros para ler! Obrigada pela dica!

      Excluir
  9. Gi,
    Eu também nunca li Romeu e Julieta e sempre pensei que fossem da realeza kkkk Fiquei com vontade de ler agora!
    O livro "O mercador de Veneza" tem o mesmo estilo e é bem rápido de ler. Recomendo muito.


    Parabéns pelo blog.
    www.sobrecadamomento.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela recomendação, vou a adicionar a minha listinha de livros para ler! Valeu!

      Excluir

Postar um comentário

Mais Visitadas do mês

Desafios | Jalysson Waldorf - Parte 1

Balançando a Raba 4.0

It - A Coisa | Crítica

IMPORTANTE. LEIA!

Missão Fênix - A Outra Guerra | Resenha #93