Coisas Absurdas Que Ouço Por Ser Um Simples Leitor


Oi Oi amigos
Tudo bem com vocês?

Nesse ano de 2017 completo cinco anos desde que adquiri o hábito da leitura constante. Muito pouco tempo para muitos livros lidos. 
Estava aqui de bobeira, entrei no youtube e encontrei o vídeo da Isabella Lubrano, criadora do projeto Canal: Ler Antes de Morrer, que falava algo que inspirou a esse conteúdo. No vídeo dizia coisas absurdas que leitores vivenciaram em suas vidas por gostarem de ler. Vou fazer algumas citações reais que aconteceram comigo e que me chocaram de uma forma a me fazer pensar várias coisas e talvez vocês se identifiquem com algumas. Vamos lá.
O meu pai nunca foi apoiador com essa coisa de ler. Por talvez não ter tido a oportunidade, acha que devo seguir o mesmo caminho, não sei.

1- Se consegue ler esse livro de 400 páginas, consegue ler a Bíblia.
Isso é bem comum. Escuto isso de muita gente. Não me relevo. Já tentei ler a bíblia  e na boa? Não me é interessante. Respeito religiões e não gosto de tocar nesse assunto, mas fica ressaltado aqui que não gosto de ler a bíblia. Se torna chata em alguns momentos como a maioria dos livros, mas é diferente.

2- Ler "A culpa é das estrelas" é coisa de menina.
Pré-conceito mau utilizado em amigo.

3- Por quê ler o livro se já tem o filme?
O filme não é igual ao filme. Estou dizendo isso pelo fato de várias diferenças. Material, visual e audiovisual. Quando se pega para ler um livro, criamos a cena na nossa mente. Além de forçar a criatividade e a capacidade de criação de cenas em memória, ajuda a ter o seu próprio mundo criado. Imaginamos cenas diferentes. Formas diferentes. O livro é isso. Nos dar a oportunidade de visualizar, ouvir e pensar de várias maneiras. O filme se limita a isso. É aquilo e pronto. Não podemos mudar, apenas se realmente conseguir. Eu particularmente não consigo. Quando assisto primeiro ao filme, e leio o livro, imagino eles da forma do filme. Me atrapalho muito ai.

4- Fica ai lendo esses livros, não sai desse quarto, vai morrer sozinho.
OI? 

5- Seus livros vão te atrapalhar na faculdade.
Não acredito quando ouço umas coisas dessa forma. Nada atrapalha. Não me limito a ler. Leio quando posso e quando quero. Se eu quero ler agora, eu vou ler. Mas também quando eu quiser estudar, eu vou estudar. Fica de boa ai!.

6- Você não ganha nada perdendo tempo com esses livros.
Perco sim. A sua opinião. E ganho muito com esses livros porque foi dessa forma que conheci pessoas importantes na minha vida, foi assim que consegui melhorar a minha redação que não tinha acesso na rede pública em pleno primeiro ano do ensino médio. Foi desse jeito que consegui melhorar minha dicção, e foi lendo que consegui abrir minha mente e não ficar igual a você.

7- Gasta tanto dinheiro com livros.
Sim. E pretendo gastar muito mais.

8- Ler é coisa de velho.
Sim, claro. Acho que tenho noventa anos.

9- Ler é chato.
Já tentou? Se não, para de passar vergonha, vai a uma livraria, olhe todas estantes e pegue o que se identifica mais. Gostou da capa? leve pra casa, leia e depois me diga o que achou. O livro foi chato pra você? Faça a mesma coisa. Insista.

10- Acumular coisa velha é coisa de lixeiro.
Isso eu ouvi do meu pai sobre minha estante e minha irmã é igualzinha a ele. O apoiou me enchendo as paciências. Cara, isso não é lixo. Lixo são as coisas que saem dessa boca, não é?

Comentários

  1. Oi, Jalysson! Com o tempo parei de dar ouvidos, pq não são coisas pra se dar atenção msm. Mas era bem bad qnd eu levava pro lado pessoal... Ler é uma escolha. O mesmo para quem escolhe ver tv (novela, programa de tv, séries, filmes, etc). E se a gente prestar atenção, os msms comentários podem ser voltados pra essas programações. Não ligue pra implicação, segue com o que vc gosta. Vai valer a pena ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se encaixa em qualquer lugar, Kleris. Já estou bem acostumado com isso, nem ligo mais.

      Excluir
  2. Tenho duas para incluir aqui: 1º Você só lê? Aquela pergunta que a pessoa faz já dizendo que sua vida social é uma merda. 2º Quem tá cuidando da sua filha? Como se minha filha também não fosse uma leitora e em vários momentos lemos juntas e até livros que a uma indica a outra.
    Se eu me lembrar de mais, eu te conto tá! bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é de me surpreender isso. Me conta mesmo.

      Excluir

Postar um comentário

Mais Visitadas do mês

Desafios | Jalysson Waldorf - Parte 1

It - A Coisa | Crítica

Balançando a Raba 4.0

IMPORTANTE. LEIA!

Missão Fênix - A Outra Guerra | Resenha #93