Caixa de pássaros | Resenha #28



Um inimigo invisível enlouquece até o mais forte dos homens. O que fazer quando a visão é sua fraqueza e arrancar os próprios olhos talvez seja o o único jeito de sobreviver? Por quanto tempo uma pessoa pode se manter sã e salva sem olhar o mundo de fora?


Título: Caixa de pássaros
Autor: Josh Malerman
Publicado por: Intrínseca
Ano da publicação: 2015
Número de páginas: 272



SINOPSE
As portas estão sempre trancadas. Cobertores tapam as janelas das casas. A internet não funciona mais. Nem o telefone. Os sobreviventes não sabem em quem confiar. Não se pode mais sair às ruas sem uma venda nos olhos. Há algo do lado de fora. Algo que não pode ser visto, que enlouquece as pessoas e as leva a cometer atos violentos seguidos de suicídio.
    Abrigada com duas crianças. Garoto e Menina, em uma casa abandonada próxima de um rio no Michigan e obrigada a sair sempre com os olhos cobertos, Malorie logo aprende a realizar tarefas, e inclusive a percorrer distâncias mais longas, às cegas.
          O surgimento de uma misteriosa neblina faz com que ela decida finalmente deixar a casa e embarcar com a família numa arriscada jornada, de olhos vendados, confiando apenas em sua perspicácia e no ouvido treinado dos filhos. Mas do que eles estão fugindo e onde pretendem recomeçar a vida?
          Quatro anos antes, Malorie fez parte de um grupo liderado por Tom, seu amigo leal, e formado por pessoas que não se conheciam, mas que se uniram para resistir ao terror oculto, na tentativa de criar certa ordem a partir do caos. Contudo, quando os suprimentos chegaram perto da escassez, eles foram obrigados a se arriscar do lado de fora e a confrontar a pergunta derradeira: em um mundo que enlouqueceu, em quem se pode realmente confiar?

O que achei do livro:
          Por recomendação de – vários – amigos, finalmente criei coragem e comprei “Caixa de pássaros”. Eu adoro livros de suspense e de terror, e são basicamente as duas coisas que mais aparecem nessa história.
          Alternando um capítulo do passado e um do presente, Josh Malerman é um narrador incrível, sempre por dentro dos pensamentos dos personagens, além de descrever as cenas de um jeito macabro.
          Malorie é uma jovem adulta que descobre estar grávida de um relacionamento de uma noite. Enquanto sua vida se transforma, o mundo fora de casa está sendo destruído por um inimigo invisível. O fim de tudo parece estar próximo, pois “O Problema” se alastrou, atacando quem pode enxergar.
          O que começou na Rússia, logo se espalhou pelo mundo. “O Problema” é como chamam o inimigo que, ao ser visto, faz a pessoa enlouquecer e se suicidar. O único modo de sobreviver nesse novo mundo é não enxergar. Mas, depois de quatro anos sobrevivendo com duas crianças, Malorie decide deixar seu abrigo e ir atrás de ajuda e alimento.
          Cada comida, cada objeto, cada piscar de olhos pode mudar a vida dos personagens. As cenas são descritas de um jeito que o leitor pode se imaginar no meio, a trajetória de cada personagem até a chegada à casa segura te faz crer que poderia acontecer com você.
          Eu praticamente devorei esse livro de tanto que eu queria conhecer o inimigo invisível. O melhor do mundo de John Malerman é que esse inimigo não é um ser previsível – nem vampiro, nem zumbi, nem alienígena -, mas algo totalmente fora de nossa imaginação. Para quem gosta de ficção, terror e suspense, não pode deixar de ler “Caixa de pássaros”.

“O corpo de Malorie pareceu se partir ao meio quando ela de ajoelhou e puxou a porta. O cheiro que subiu a sufocou. Malorie sentiu o rum voltar à boca e vomitou, ainda parada ali.
- Victor – disse, ofegante. – Tem alguma coisa apodrecendo lá embaixo. Alguma coisa...”

Comentários

  1. Nossa, muito interessante... já vou incluir nas minhas leituras desejadas...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Thriller Psicológico e sei que vou amar esse, parece ser um livro super eletrizante e bem escrito, além de fazer com que o leitor não queira parar de ler hehe. Uma história muito bacana...Abraços, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! A história é realmente incrível e bem escrita, e mexe com a cabeça de qualquer um

      Excluir
  4. Já li o livro, faz algum tempo e Amei <3 Até agora foi o segundo thriller psicológico que li. O autor escreveu e criou uma trama muito boa, já que não dava para saber o que era essa "ameaça" Gostei muito da história de Malorie!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Malorie e as crianças, a casa, se privar da visão... Eu não entendi o porquê disso tudo, até conhecer a ameaça!

      Excluir
  5. Gabi, assim como você, quando comecei a ler Caixa de Pássaros eu devorei o livro! O suspense que o autor conseguiu criar, o terror na medida certa e claro, este Problema que nos faz imaginar mil e uma coisas para descrevê-lo, transformou esta intrigante história em uma das melhores leituras que já tive o prazer de fazer. Maravilhoso!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Alê! Eu PRECISAVA saber quem era esse inimigo, descobrir se eles iam sair da casa mesmo, o que tinha acontecido com o resto do mundo...

      Excluir
  6. Olá Gabi, adorei essa resenha...esse é realmente meu gênero de livro <3
    Comprei a obra no final do ano passado, mas ainda não consegui conciliar minhas leituras para encaixar ela. Pretendo remanejar minha lista de prioridades e arrumar um buraquinho pra colocar 'Caixa de Pássaros', pois realmente quero muito conferir ;)

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Quel! Eu só li outro livro desse tipo (Os Três), e percebi que eu adorei. Eu ganhei de aniversário e, como muita gente já tinha indicado, decidi ler logo. E amei! Pode ler sem medo!
      Beijinhos!

      Excluir
  7. Nossa amei a resenha, estou louca para ler o livro, ganhei ele, e confesso que estou um pouco com medo, pois não é o gênero que estou acostumada a ler, mas quero conhecer coisas novas, espero gostar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei apreensiva antes de começar a ler esse livro, mas ele é fantástico! É um terror psicológico, misturado com suspense... É incrível!
      Beijos!

      Excluir
  8. Foi o primeiro livro no genero que li, e confesso ameiiiii, fiquei até com medo de sair fora de casa a noite, parecia que algo estava me observando, rsss excelente resenha, você conseguiu dizer tudo sobre o livro e sem dar spoiler.
    One
    http://onebooksoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Visitadas do mês

Pequenos Homens Livres | Resenha #92

EX- Humanos: Entre Sangue e Vermes | Resenha #91

Balançando a Raba 2.0

Missão Fênix - A Outra Guerra | Resenha #93

Os Guardiões | Crítica