A menina que não sabia ler | Resenha #32


"Com que facilidade a mente se tona egoísta! Com que facilidade deixamos de lado a perspectiva de um futuro desastre pelo prazer do presente!"



Título: A menina que não sabia ler
Autor: John Harding
Publicado por: LeYa
Ano da publicação: 2015
Número de páginas: 282

SINOPSE
    1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e decadente mansão, onde nada é o que parece, dois irmãos são negligenciados pelo seu tutor e tio. A jovem Florence, de apenas 12 anos, passa os dias cuidando de seu irmão mais novo Giles e perambulando pelos corredores, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que, um dia, a menina encontra a biblioteca proibida da mansão, e apaixona-se por ela.
    Mas existem segredos sombrios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Por que Florence sempre sonha com uma misteriosa mulher que insiste em ameaçar seu irmão? O que esconde a nova preceptora, substituta da srta. Taylor, morta violentamente? Por que o tio não permite que ela aprenda a ler? Florence precisa encontrar muitas respostas – sejam elas inventadas ou não, e soluções nem sempre fáceis para proteger Giles, e o seu amor pelos livros, antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário.

O que eu achei:
          Esse – incrível e maravilhoso – livro narra a história de dois irmãos, Florence e Giles, que moram em uma mansão longe da cidade, sob os cuidados da governanta sra. Grouse e dos outros empregados. O tio, que é o tutor deles, não dá a mínima para as crianças, e nem ao menos aparece na narrativa.
          Florence queria aprender a ler, mas os empregados, com medo da ira do tio, não quiseram ensiná-la. Um dia, explorando os locais desconhecidos da casa, ela encontra uma biblioteca abandonada. A partir daí, Florence passa a aprender a ler e escrever através de livros infantis.
          Giles é um menino de 8 anos, e é mandado para o internato. Quando fica claro que ele não se adaptou ao ambiente, retorna à mansão e passa a ter aulas com a nova preceptora srta. Whitaker.
          A pequena Florence é esperta e inteligente. Ela arquiteta uma saída para cada problema que vai surgindo com o aparecimento da srta. Whitaker e de Theo, o menino que veio passar um tempo no interior para ajudar a sua asma.
          A trama é incrível, vai desde o início de Florence na leitura, até sua imersão nos grandes nomes da literatura. E tem o lado do suspense, com a srta. Whitaker, que, confesso, é uma bruxa terrível e maldosa com todos, menos com o Giles – você descobrirá o porquê lendo.

“Pela primeira vez compreendi que não havia nada inteiramente bom e nada inteiramente ruim, que cada página tem uma mancha e, por essa mesma razão, eu esperava todas as noites sombrias por uma pequena luz brilhante. Isso me deu esperança.”

Comentários

  1. Adoro narrativas em que contam com personagens que são cercados por mistérios, e aqui me parece uma estória incrível e que eu irei gostar muito. E uma personagem protagonista forte e cheia de determinação e que enfrenta a todos para alcançar seus objetivos, já me conquistou.
    Farei a leitura assim que possível.
    Bjs, Gabi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale! Esse livro é cheio de mistério, sobre a Florence, o tio, a nova tutora... E a Flo não deixa ninguém ficar entre ela e seus sonhos! Tenho certeza de que vai gostar da leitura.
      Beijos!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Já ouvi falar do livro, e ele realmente parece ser bom, gostei muito da resenha e pretendo ler assim que for possível, e fico pensando que maldade a menina queria aprender a ler e ninguém quer ensinar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      O livro é realmente muito bom. Apesar das dificuldades, a Florence consegue alcançar seu sonho de aprender a ler.
      Beijos!

      Excluir
  4. Gostei muito da sua resenha, sempre me deixa com vontade de ler os livros!!! Mas confesso que esse livro não me interssava antes de ler esta resenha. One
    OneBooksOficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Esse livro é muito bom, a leitura é leve e viciante!

      Excluir
  5. Gente, eu já li e posso dizer com propriedade: É o melhor livro que eu já li de todos os tempos!!!!! Já estou com o volume dois para ler!

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha ouvido falar do livro mas sempre mal. Parabéns pela resenha me deixou curiosa sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  7. A história parece ótima, além do desenvolvimento do livro e dos personagens! Ansioso para ler e me deliciar com a trama. Abraços, adorei a resenha :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Visitadas do mês

Pequenos Homens Livres | Resenha #92

EX- Humanos: Entre Sangue e Vermes | Resenha #91

Balançando a Raba 2.0

Missão Fênix - A Outra Guerra | Resenha #93

Os Guardiões | Crítica