O Oceano no Fim do Caminho | Resenha #23


Oi Pessoal!
Tudo bem com vocês?
Sou nova por aqui e hoje vou postar a minha primeira resenha para o blog. Espero que gostem!!!




       Editora: Intrínseca
       ISBN: 9788580573688
       Ano: 2013
       Páginas: 208
      Gênero: Fantasia.









Sinopse

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo.

Resenha

Essa historia começa com uma visita do protagonista ao local onde passou a infância para um funeral. Não sabemos no decorrer do livro o nome do protagonista, mas isso não deixa a historia menos interessante. Enfim, ao passar pela casa em que viveu quando criança ele resolve descer até o fim da rua onde morava uma garota, Lettie, a sua amiga de infância. Aquela com quem ele viveu a história que vamos ler. Quando ele chega na casa ele encontra uma das mulheres da família que vivia ali, que não diz muito do que aconteceu com as outras, mas ele ao ver o lago se recorda de foi convencido por Lettie de que era um oceano.

O protagonista que tem  mais ou menos 7 anos quando a história se desenrola, conhece Lettie quando o carro do seu pai é roubado e ao ser encontrado, vem a descoberta de que um homem suicidou dentro do mesmo. O carro foi encontrado no fim do caminho e quem mora lá é Lettie, ela o tira daquela cena triste e melancólica e os dois passam a ser amigos. O protagonista conhece a família dela, que é bem diferente da dele principalmente em acreditar em todo imaginário que acontece no decorrer da história, enquanto a família dele não acredita em nada. O protagonista vive com os pais e uma irmã birrenta e no decorrer da história é contratada uma babá, que ao mesmo tempo pode ser um dos monstros que o protagonista deixou que viesse para sua casa em um dia que viveu uma pequena aventura com Lettie no bosque perto do oceano. Na maioria das vezes ele pode contar apenas com Lettie e sua família que chegam a conclusão que expor o protagonista ao mundo mágico e a cenários que ficam entre o real e o imaginário não foi uma boa ideia.

"As pessoas pensam que sonhos não são reais apenas porque não são feitos de matéria, de partículas. Sonhos são reais, mas eles são feitos de pontos de vista, de imagens, de memórias e trocadilhos, e de esperanças perdidas." - Neil Gaiman


O que eu achei

Eu nunca havia lido Neil Gaiman, então eu não sabia o que ia me acontecer. Que surpresa! Fiquei extremamente chocada ao ler esse livro, e confesso que devo fazer uma releitura, porque o mix de real e imaginário foge das mãos ao ler essa história. Em alguns momentos a fantasia foi além do que minha imaginação que leu pouco livros desse gênero e me fez totalmente perdida no mundo em que Lettie apresenta ao protagonista. E essa sensação foi sensacional (meio estranho dizer sensação e sensacional da mesma frase? Não sei...). Mas Neil Gaiman faz isso com a gente, nos deixa a ponto de acreditar que aquilo tudo pode sim ser real. Depois de ler “O Oceano no Fim do Caminho” lagos fazem com que eu me pergunte se um deles é o oceano da Lettie....

Comentários

  1. Também nunca li nenhum livro desse autor. Achei super interessante, pois adoro livros com reviravoltas, mistérios e que sejam surpreendentes! Preciso ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li este livro do Neil, mas assisti Coraline e é um livro dele, então dá pra ter uma noção....

      Excluir
  2. Do Neil só li Coraline e é simplesmente fantástico! Com certeza um dos maiores leitores que conheço atualmente, a escrita dela é tão cheia de fantasia e magia que nos faz transbordar de imaginação. Quero muito poder ler mais essa obra dele. Abraços =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma obra que nos remete a nossa infância, nas partes de imaginação e quando acreditávamos que estávamos correndo perigo...

      Excluir
  3. Confesso que não conheço o autor. Mas, as passagens do livro e essa persuasiva resenha plantaram em mim a vontade de ler essa obra...

    Fantasia com reviravoltas e mistérios são meu ponto fraco...

    Preciso, não. Eu irei ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neil Gaiman é um autor muito elogiado pela crítica... Ele é da fantasia e se você gosta de fantasia vai gostar das obras dele... também pretendo ler mais....

      Excluir
  4. Ainda não li nem um livro do autor Neil Gaiman, mas sem dúvidas pretendo ler O Oceano no Fim do Caminho já a algum tempo, e além disso só li comentários positivos referentes a esse livro o que só me deixa mais ansiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Neil Gaiman é um autor que todos deveriam ler!!!

      Excluir
  5. Oi!
    Ainda não li nada do Neil Gaiman, mas vejo as pessoas falarem tão bem dos seus livro que fiquei curiosa para ler e esse livro dele não foi um que me interessou mas vi muitas criticas positivas quem sabe não acabo lendo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li somente esse, mas como você mesmo disse, todos falam super bem, então pretendo ler mais!

      Excluir
  6. Oi!
    Eu amo de paixão o Neil, de verdade...Mas por algum motivo, toda vez que eu pego esse livro pra ler eu acabo mudando de ideia e lendo outra coisa. Sei que eu não vou me desapontar na leitura, mas...Entende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendo... também fiquei bastante tempo enrolando pra ler. Já fazia mais de anos que eu havia lido uma crítica sobre ele em uma revista e só fui ler bem depois quando uma amiga minha comprou....

      Excluir
  7. Esse livro me remete a melancolia, ele tem um certo tom melancólico que muitas vezes lembra a infância. Não aquele conto de fadas colorido com ocasionais dramas, mas a real infância com medos, traumas e sensações que não sabemos nomear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... Você leu outros livros do Neil?

      Excluir

Postar um comentário

Mais Visitadas do mês

Desafios | Jalysson Waldorf - Parte 1

It - A Coisa | Crítica

Balançando a Raba 4.0

IMPORTANTE. LEIA!

Missão Fênix - A Outra Guerra | Resenha #93